Notícias

Fique por dentro

Radar Pestalozzi Informa

VALIDADE INDETERMINADA DE LAUDOS PARA DEFICIÊNCIA PERMANENTE

Foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) do dia 17/04 a LEI DISTRITAL Nº 7.279/2023, que, desobriga a necessidade de renovação periódica dos laudos de pessoas com deficiência irreversível, facilitando assim, o acesso a políticas públicas e outros serviços sem a exigência de ter esses documentos atualizados frequentemente.

Saiba mais, confira na íntegra o texto da lei:
LEI DISTRITAL Nº 7.279, DE 14 DE JULHO DE 2023
(Autoria do Projeto: Deputado Iolando)

Dispõe sobre laudos médicos destinados às pessoas com deficiência e dá outras providências.

A VICE-GOVERNADORA NO EXERCÍCIO DO CARGO DE GOVERNADORA DO DISTRITO FEDERAL, FAÇO SABER QUE A CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL DECRETA E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI:

Art. 1º Os laudos médicos que tipifiquem deficiências permanentes, emitidos por profissionais médicos do sistema de saúde pública do Distrito Federal, mediante perícia, têm validade indeterminada perante os órgãos.


§ 1º Entende-se por deficiência aquela enquadrada pelo Estatuto Nacional da Pessoa com Deficiência, em especial em uma das categorias definidas nos incisos do art. 5º da Lei nº 4.317, de 9 de abril de 2009, ou em uma das categorias constantes da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – CIF da Organização Mundial da Saúde – OMS.

§ 2º Entende-se por deficiência permanente aquela que tenha ocorrido ou se estabilizado por período de tempo ou em condições que tornem a probabilidade de recuperação ou alteração inexistente ou extremamente remota, a critério do profissional médico examinador.

Art. 2º Fica prorrogada por tempo indeterminado a validade dos laudos médicos emitidos por profissionais médicos do sistema de saúde pública do Distrito Federal, mediante perícia, nos casos de deficiência permanente tipificada nos termos desta Lei.

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 4º Revogam-se as disposições em contrário.
(FONTE: DODF)

 

Siga os nossos canais de comunicação e mantenha-se informado!
Associação Pestalozzi de Brasília.

Publicado em 27/07/2023

Pestalozzi Brasília

É graças a sua generosidade que podemos ajudar...

Doar tempo e amor...
Seja um voluntário

Pestalozzi Brasília

Setor de Clubes Esportivos Trecho 3 Conjunto 02 Avenida das Nações
Asa Sul, Brasília - DF
70200-003

Siga-nos: