Notícias

Fique por dentro

Radar Pestalozzi Informa

AGORA É LEI! CORDÃO DE FITA COM DESENHOS DE GIRASSÓIS.

No dia 17 de julho de 2023 foi sancionada a lei 14.624 que institui o uso do cordão de fita com desenhos de girassóis para a identificação de pessoas com deficiências ocultas.


As deficiências ocultas são aquelas que não são vistas de imediato, como a surdez, o autismo, a deficiência intelectual, a cognitiva, entre outras.


As pessoas com deficiências não aparentes enfrentam continuamente dificuldades ao tentar gozar de direitos como, por exemplo, o de atendimento preferencial onde, geralmente são questionadas por outras pessoas que suspeitam de tentativas de obter alguma vantagem indevida, forçando-as a apresentar atestados ou laudos para comprovar a sua deficiência.


A lei ressalta que o uso do símbolo é opcional e não substitui a apresentação de documento comprobatório de deficiência quando solicitado.


Confira o texto divulgado no Diário Oficial Publicado em: 17/07/2023 | Edição: 134-A:


LEI Nº 14.624, DE 17 DE JULHO DE 2023
Altera a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), para instituir o uso do cordão de fita com desenhos de girassóis para a identificação de pessoas com deficiências ocultas.


O VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no exercício do cargo de PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º A Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), passa a vigorar acrescida do seguinte art. 2º-A:
"Art. 2º-A. É instituído o cordão de fita com desenhos de girassóis como símbolo nacional de identificação de pessoas com deficiências ocultas.

§ 1º O uso do símbolo de que trata o caput deste artigo é opcional, e sua ausência não prejudica o exercício de direitos e garantias previstos em lei.


§ 2º A utilização do símbolo de que trata o caput deste artigo não dispensa a apresentação de documento comprobatório da deficiência, caso seja solicitado pelo atendente ou pela
autoridade competente"

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Acompanhe os nossos canais de comunicação para mais notícias.
Associação Pestalozzi de Brasília

Publicado em 25/07/2023

Pestalozzi Brasília

É graças a sua generosidade que podemos ajudar...

Doar tempo e amor...
Seja um voluntário

Pestalozzi Brasília

Setor de Clubes Esportivos Trecho 3 Conjunto 02 Avenida das Nações
Asa Sul, Brasília - DF
70200-003

Siga-nos: